weber: o autor
Ação racional com relação aos objetivos: é uma ação lógica, por exemplo, um engenheiro que constrói uma ponte. Ou seja, o ator concebe claramente seu objetivo e combina com meios disponíveis para atingi-los.
Ação racional com relação aos valores: é um ação no qual o individuo age racionalmente, aceitando todos os riscos, não para obter o resultado, mas para permanecer fiel à sua ideia de honra. Exemplo, o capitão do navio em afundamento, que se recusa a deixar o navio para se salvar, por considerar desonrosa tal atitude.
Ação afetiva: ação ditada pelo humor ou consciência do sujeito;
Ação tradicional: ação ditada pelos costumes, hábitos, crenças.
A compreensão weberiana é intermediada por conceitos ou relações, e compete ao cientista se manter neutro na análise, sem interferir ou relacionar com o objeto. A partir dessa postura Weber diferencia a noção de julgamento de valor e a relação aos valores, este é um formula para o cientista organizar e delimitar os estudos sem dar um juízo de valor, enquanto o julgamento de valor é valor pessoal e subjetivo. Exemplo, no julgamento de valor uma pessoa pode dizer que a liberdade é um elemento essencial, algo primordial para vida humana. Contudo, ele está fazendo um julgamento e cabem as outras pessoas pelo livre arbítrio considera ou não a opinião.