conceitos de weber
"Na vida empresarial temos que vestir várias máscaras, mudar de cor, conforme a música".
Pensando em questões como a ética no trabalho, o poder de mando e as exigências sociais em relação ao papel profissional que desempenhamos nas organizações, reflita:
Em que proporção você concorda ou discorda da frase inicial (em destaque)?
Depois dessa reflexão, inicie o estudo desta aula, na qual vamos aprofundar os construtos teóricos de Max Weber, já apresentados em outras disciplinas, e você irá ampliar o seu conhecimento sobre as importantes idéias desse que é um dos autores mais atuais da teoria sociológica clássica. As contribuições de Weber são muitas e, não raro, são utilizadas em outros campos do conhecimento além da Sociologia. Para o estudante de administração, é imprescindível conhecer a teoria da burocracia e a análise weberiana sobre a dominação. Bom estudo!
Um pouco da biografia de Max Weber
O pensador alemão Max Weber (1864-1920) é mais um dos autores que contribuíram para a consolidação da Sociologia. Filho de um jurista, Weber seguiu a carreira do pai, embora também tenha se dedicado ao estudo da Filosofia, da História e da Economia. Foi professor de direito e economia política em Universidades na Alemanha. Em 1904, realizou uma viagem aos Estados Unidos que resultou em uma de suas mais importantes obras: “A ética protestante e o espírito do capitalismo”. Foi somente a partir dessa viagem que ele se interessou diretamente pela Sociologia, o que não impediu, porém, que o autor deixasse um legado extremamente importante para essa ciência. (Extraído de: www.soc.cmu.ac.th)
As principais correntes que influenciaram o pensamento de Weber e que podem ser percebidas em seus escritos são principalmente a filosofia de Nietzsche (1844-1900), da qual o pensador herdou uma visão bastante realista (podemos dizer até pessimista) da realidade, e a análise de Karl Marx (1818-1883) da