Weber - Texto de Apoio
A SOCIOLOGIA COMPREENSIVA (HERMENÊUTICA)
Max Weber irá centrar sua preocupação como cientista na concepção de uma ciência objetiva, livre dos pré-conceitos que os pesquisadores possam trazer para dentro de suas pesquisas. A necessária neutralidade científica, portanto, é o seu pressuposto básico para fazer ciência.
Segundo Manoel T. Berlinck “em última análise, portanto, a contribuição da prática científica é, para o pensador alemão, o desenvolvimento da racionalidade.”(Prefácio, “Ciência e Política...”, p. 13.)
Para Weber, trata-se de tornar o sociólogo um profissional, o profissional sociólogo. Para tanto, os profissionais devem se ater aos fatos, sem embutir suas preferências, neutralidade é a palavra-chave.
PRINCIPAIS LIVROS:
A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo (1904/1906) – Esse livro foi escrito em duas partes e as datas referem-se à essas partes. – Foi considerado o “Livro do Século XX”, segundo uma eleição promovida entre intelectuais de diversos países.
Ciência e Política: Duas Vocações (1967/1968) – Tratam-se de palestras proferidas, em 1918, na universidade. Logo, a data de publicação refere-se ao Copyright dos editores alemães. Aqui no Brasil o livro foi editado em 1972, pela Cultrix.
Economia e Sociedade (1922) – publicado postumamente, essa teria sido sua grande obra, segundo especialistas.
A TIPOLOGIA DA AÇÃO
Para Max Weber, 3 são os tipos de ação:
1- Ação (Social) Carismática/Afetiva – liberação consciente das emoções;
2 - Ação (Social) Tradicional – repete-se conscientemente uma ação social padrão;
3 - Ação Racional:
a – Relacionada a fins – adequação meios/fins – Antes de agir houve uma “ideação”. O que interessa é algo que está além da ação, é o objetivo; b – Relacionada a valores – sentimento de obrigação.
[A ação social só pode partir do indivíduo uma vez que só o homem é capaz de dar sentido a ação, o sujeito é o “locus” da razão.
O uso da razão só