MAX WEBER: ELEMENTOS PARA UMA BIOGRAFIA SOCIOINTELECTUAL (PARTE II) Michael Pollak* resumo do artigo

2210 palavras 9 páginas
MAX WEBER:
ELEMENTOS PARA UMA BIOGRAFIA SOCIOINTELECTUAL
(PARTE II) Michael Pollak*

Fazer política ao fazer ciência

Na década de 1880, Max Weber havia enviado varias cartas a sua prima Emmy Baugarten, queixando se de problemas relacionados a sua independência material.

Um senso exacerbado do dever parece determinar sua vida. O que ele Max Weber , analisa com assombro em A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo é também a desfiguração de sua própria pessoa por essa ética, oposta a preguiça e ócio.

Ele teve depressão nervosa em 1897, casou se com Marianne Schnitger, e neste momento da ao casamento o aspecto de honra, devotamento e dever, somente a pediu em casamento qdo sua vida financeira melhorou.

Mas como um amigo a pediu em casamento antes dele, teve que realizar o pedido, porem cheio de condições. Inclusive antes das núpcias obteve o consentimento de sua prima Emmy, de sua mãe e tia, insistiu tbem ao amigo concorrente q desistisse voluntariamente de Marianne.

Weber comeca a lecionar, mas não se desliga de suas atividades políticas, aumenta ainda mais todas as atividades, demonstrando criar situações de ruptura.
Envolveu se na Associação Social-Protestante, nesta Weber tornou-se uma espécie de crítico dos perigos trazidos pela “colonização interna”, escreve para a imprensa social cristã e liberal sobre diversos problemas da atualidade. Suas ações eram polêmicas e desprovidas de qualquer cuidado tático para formar alianças estratégicas a longo prazo, levam a suspeitar de um desejo pessoal de forjar pretextos para uma ruptura, única forma de se retirar do jogo político sem perder a honra.

Na aula inaugural na Universidade de Fribourg, pg. 86, destaca as implicações internacionais da questão agrária e o estado da classe dirigente alemã. Ele começa o curso com uma definição da nova disciplina, economia nacional, nela explicita seu ponto de vista e o erige em pressuposto metodológico e teórico para qualquer trabalho de

Relacionados

  • Max Weber: elementos para uma biografia sociointelectual
    12383 palavras | 50 páginas