wdsghmnhg

516 palavras 3 páginas
ivo(s): Reconhecer a diferença entre fenômenos físicos e químicos por meio do tipo de transformação observada. II. Introdução teórica:
Muitos fenômenos físicos e químicos são confundidos quando observados. Ao queimar um pedaço de papel, há alteração na natureza do papel. Ele está se transformando em cinzas (que não é papel!). Esse é um exemplo de fenômeno químico. Ao rasgar um pedaço de papel, há alteração no papel, mas não há transformação da matéria (o papel, apesar de rasgado, continua sendo papel). Esse é um exemplo de fenômeno físico. Um processo químico ocorre apenas quando a matéria é transformada.
Uma maneira bem simples de reconhecer a ocorrência de um fenômeno químico é a observação visual de alterações que ocorrem no sistema. A formação de uma nova substância está associada à:
- mudança de cor. Exemplos: queima de papel; água de lavadeira em tecido colorido; queima de fogos de artifício. - liberação de um gás (efervescência). Exemplos: antiácido estomacal (sal-de-frutas) em água; bicarbonato de sódio (fermento de bolo) em vinagre.
- formação de um sólido. Ao misturar dois sistemas líquidos ou um sistema líquido e um gás, poderá ocorrer a formação de uma nova substância sólida. Exemplos: líquido de bateria de automóvel + cal de pedreiro dissolvida em água; água de cal + ar expirado pelos pulmões (gás carbônico).
- aparecimento de chama ou luminosidade. Exemplos: álcool queimando, luz emitida pelos vaga-lumes.
- desprendimento de calor (reações exotérmicas). Exemplos: combustão da madeira.
- absorção de calor (reações endotérmicas). Exemplo: fotossíntese.
Os fenômenos físicos normalmente são reversíveis enquanto os fenômenos químicos quase sempre são irreversíveis. III. Materiais:
- 2 béqueres de 100 mL
- 1 bastão de vidro
- 1 funil
- 2 erlenmeyers de 125 mL
- 2 papéis de filtro
- Fita adesiva
- Balança
- 1 pinça metálica
- Bico de Bunsen
- 5 tubos de ensaio
- 1 estante para tubos
- Palitos de fósforo
-

Relacionados