wallon
Militante da esquerda participou das forças de resistência contra Adolf Hitler e foi perseguido pela gestapo (a policia politica nazista) durante a segunda guerra, coordenou o projeto reforma do ensino conhecido como langevi-Wallo conjunto de propostas equivalentes a nossa lei e diretrizes e bases. Nela por exemplo esta escrito que nenhum aluno deve ser reprovado numa avaliação escolar (dizia que reprovar é sinônimo de expulsar, negar, excluir, ou seja, " a própria negação do ensino".
Sua teoria pedagógica, diz que desenvolvimento intelectual envolve muito mais que um simples cérebro, abalando as convicções numa época em que memoria e erudição eram o máximo em termo de construção do conhecimento.
Wallon foi o primeiro a levar não só o corpo da criança, mas também suas emoções para dentro de uma sala de aula. Fundamentou suas ideias em quatro elementos básicos que se em comunicam o tempo todo: a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu como pessoa. As transformações fisiológicas em uma criança revelam traços importantes de caráter e personalidade.
Segundo a sua teria as emoções defendem fundamentalmente da organização do espaço para se manifestar, conforme suas ideias a escola infelizmente insiste em apenas colocar a criança numa cadeira, limitando justamente a fluidez das emoções e do pensamento tão necessário para o desenvolvimento completo da pessoa, estudos realizados por Wallon com crianças entre seis e nove anos mostram que o desenvolvimento da inteligência depende essencialmente de como cada um faz as diferenciações com a realidade exterior, em sua teoria a