Wall-Mart e PeG
1- A Wall-Mart necessitava estocar grande quantidade de produtos com baixo valor unitário, o que acarretava em prejuízo. Já a PeG queria o máximo de proveito em negociar com um grande cliente, executar a entrega, armazenamento e venda de produtos. Resolveram fazer a simbiose dos departamentos e a PeG passou a desempenhar o papel principal para as duas organizações, eliminando custos para estocar os produtos e elevando os benefícios para a fabricante dos produtos.
2- Com a própria PeG desempenhando o papel de cliente, efetuando o pedido e também desempenhando o papel de fornecedor do produto, tornou-se desnecessário cruzar as informações de pedidos, de pagamentos e de fatura para efetuar o controle. Isso resultou em mais informações obtidas das negociações com menos trabalho empregado, com maior segurança e vantagens.
3- De acordo com a necessidade, a fronteira organizacional pode eliminar ou integrar, mas pretendendo sempre defender o Sistema. Podemos dizer que as três condicionantes são fatores importantes de uma organização.
4- Pode-se realizar uma simbiose entre departamentos de empresas visando economizar dinheiro e recursos de forma geral, a fim de que este departamento passa a fazer de forma mais eficiente o que seja de interesse de ambas as partes.
5- Esse estudo de caso é um exemplo de como trabalhar com Sistemas Abertos, pois pode gerar benefícios para ambas empresas. Houve uma sinergia de esforços das duas organizações. Através de um acordo saíram, tanto fornecedor quanto comprador, satisfeitos. Com isso a Wall-Mart consegue se firmar mais no mercado e a PeG também ganha e muito pois consegue um lugar de destaque nas lojas.