Waldorf
Uma das principais características da Pedagogia Waldorf é o seu embasamento na concepção de desenvolvimento do ser humano. Nela o ser humano é apreendido em seu aspecto físico, anímico (psico-emocional) e espiritual, de acordo com as características de cada um e da sua faixa etária, buscando-se uma perfeita integração do corpo, da alma e do espírito, ou seja, entre o pensar, o sentir e querer.
Do período entre a infância e adolescência dá-se importância aos três primeiros setênios, nas faixas de 0 a 7 anos (maturidade escolar) a ênfase é no desenvolvimento psicomotor, essa fase é dedicada principalmente às atividades lúdicas, ela não inclui o processo de alfabetização; De 07 a 14 anos (maturidade sexual) que corresponde ao ensino fundamental, compreende a alfabetização e a educação dos sentimentos, para que os alunos adquiram maturidade emocional; E de 14 a 21 anos (maturidade social) o estudante está pronto para exercitar o pensamento e fazer uma análise crítica do mundo. As idades são aproximadas devido a fatores que antecipam alguns acontecimentos, período em que a criança e o jovem recebem educação na escola.
Como se dá a aprendizagem
O aprendizado efetiva-se por meio de questões e tarefas conectadas com o modo como a criança e o jovem naturalmente se relacionam com o mundo. Vale-se, por exemplo, da experiência e do sentido do ato de dividir com o outro, doar e receber, para aprender a matemática; e da capacidade de evidenciar a passagem do tempo, para o estudo dos verbos.
O ensino é dividido em ciclos de sete anos e não há repetência, justamente para que as etapas de aprendizagem possam estar em sintonia com o ritmo biológico próprio de cada idade. Como não há provas, as avaliações são baseadas nas atividades diárias, que resultam em boletins descritivos sobre o comportamento, a maturidade e o aproveitamento dos estudantes.
Referencias
http://www.espacobemviver.com.br/waldorf.php acesso em 28/09/2013.