Wal Estrela Trabalho Ind
A presente pesquisa, A Magnificência do Serviço Social, é resultado de um debate entre estagiários (as) do curso de Serviço Social da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR. E tem como propósito destacar a grande importância, legitimidade e necessidade desta profissão para o equilíbrio Social.
No contexto de profissão fundamental, foram abordados diversos assuntos, dentre eles o mais importantes, “O Serviço Social é profissão fundamental para a sociedade”. Partindo do ponto de vista de que a emancipação e a dignidade da pessoa humana, no que diz a seus direitos legislativos, garantidos por Lei, é o alicerce para essa conquista pessoal e que sem essa profissão tão necessária, a crise social e suas demandas tampouco seriam amenizadas. Tratando-se da dignidade da pessoa humana, da liberdade do uso de Direitos, e da garantia dada, através de intervenções pelos profissionais da área de Serviço Social. É um dos pontos fortes de tal prestígio profissional.
.
2. PROBLEMA
O serviço Social é uma profissão eminentemente interventiva, como já foi dito a cima, de caráter esclarecedor e direcionamento, com intuito de trabalhar com a questão social e suas múltiplas determinações. E aqui está o ponto de grande relevância e que faz do Serviço Social a profissão de tanta importância e merecedora de créditos e remuneração digna, compatível com sua excelência de trabalho executado, pautando no Código de Ética do/a Assistente Social e da Lei de regulamentação 8662/93, (Código de Ética do/a Assistente Social Lei 8662/93, 10ª Edição Revista e Atualizada, arquivo em PDF), O Código de Ética Profissional vigente defende o reconhecimento e a defesa de 11 princípios fundamentais. São eles:
Liberdade, direitos humanos, cidadania, democracia, equidade e justiça social, combate ao preconceito, pluralismo, construção de uma nova ordem social (sem