Vírus
EVOLUÇÃO DO COSMÉTICO
São Paulo
2012
Universidade Anhembi Morumbi
O Homem e a Sociedade – Profª Abkeila
Evolução dos Cosméticos
Kassia Maria da Silva Cursi
Giovanna Fiori Dotti
Bruna Ferreira
Nathalie Carvalho
Rosemara
Ester Kim
São Paulo
2012
Introdução
Atualmente, a indústria cosmética é responsável por uma grande parte da economia de diversos países, onde cada vez mais se é investido em novas tecnologias para desenvolver uma gama de produtos destinados a públicos que nunca na historia da humanidade teve tanto acesso a tal setor.
Porém, não é de hoje que a sociedade vem buscando esses cosméticos. Ao longo das épocas foram os refinando e adaptando-os, mas foi sem dúvida, no século XXI que mais se evoluiu na busca da beleza e do bem-estar.
Hoje em dia todos podem ter acesso aos mais variados inovadores produtos de beleza, em busca da juventude, saúde e bem-estar. Temos uma revolução na estética, as pessoas se cuidam mais adequadamente comparada aos outros anos, além disso, a estética é muito mais bem aceita nos dias de hoje do que antigamente, onde vários fatores influenciavam como problemas com a religiosidade, padrões impostos e seguidos a rigor pela sociedade, impedindo assim o uso tais meios.
Foi a partir do século XVII que as pessoas passaram a aderir mais as loções e outros produtos ao seu cotidiano. Hoje com a mulher em ascensão no mercado de trabalho e fácil acesso da população de baixa renda a esses produtos, só aumenta a necessidade de expandir com as novidades no setor, com eficácia e qualidade aprovada pelos consumidores, fazendo-os interessar ainda mais por este riquíssimo mercado.
1. História dos Cosméticos
A história dos cosméticos tem seu destaque no século XXI, porém ela começa já no período pré-histórico, onde há 30 mil anos atrás os homens já se pintavam e se tatuavam com os recursos que dispunham. Com as pesquisas arqueológicas tudo indica que foram os egípcios os primeiros a usar cosméticos e