Vírus
São um monte de informações genéticas dentro de uma capsula de proteina. Proteinas capsídicas compostas de um monte de pequenas proteínas juntas, e todas elas tem algum material genético.
Eles não crescem, não metabolizam coisas.
Se torna vida quando ele entra em contato com algo que consideramos vida
Eles entram na célula.
Existem várias formas que um vírus conseguem entrar em uma célula. Exemplos: * ele tem uma membrana que fica em volta do capsídeo, a membrana desse vírus e da célula se fundem e o vírus consegue entrar. * O vírus ‘’convence’’ a célula com base em alguns receptores de que não é uma particula externa, a celula aceita e deixa entrar * As vezes ele é consumido pela célula, ela pensa que é algo de que precisa e engloba o vírus. A célula absorve em seu citoplasma * As vezes eles injetam seu material genético dentro da célula (bactérias)
Após entrar na célula eles liberam seu material genético que fica flutuando dentro dela.
O RNA do vírus entra no processo de produção da célula, codifica suas próprias proteínas que criam mais agentes virais. Esse RNA que fica flutuando vai para os novos vírus que saem da célula. Alguns liberam proteínas e a celula morre, ou a membrana se ‘’quebra’’, etc.
Os vírus que atacam bactérias são chamados de bacteriógafos.
Ciclo lisogênico: quando o vírus se incorpora no DNA do organismo hospedeiro e fica inativo por um tempo.
Transferencia horizontal: o vírus leva o material de um infectado A para um B.
HIV
É um retrovírus.
Ele entra em uma célula, leva seu RNA e codifica no DNA da célula hospedeira mexendo na composição genética de quem está infectado. As celulas se multiplicam então as suas cópias terão esse material genético alterado.
As vezes ficam inativos ou as vezes se ativam e produzem proteinas a partir dos organismos.
Provirus: quando o vírus se torna parte do DNA de um organismo
O vírus HIV infecta os globulos brancos.
Aids é a doença que se contrai quando o sistema