Vírus
Esta pesquisa está sendo feita para saber quais são os famosos isótopos que são usados na Medicina e na Agricultura, para deixar claro e também para aprender mais sobre o assunto, que no mundo da Química é famoso mas não no nosso dia a dia.
O isótopo na Medicina:
O isótopo radioativo é um dos mais usados, na Medicina, para tratamentos de infecções graves.
Os isótopos foram criados pelos espectrógrafos de massa de J.J.Thomson e de F.W.Aston em 1912 e também pelo estudo das séries radioativas de Soddy e Fajans em 1914. Têm átomos cujos núcleos se encaixam no mesmo numero de prótons, mas são diferentes em relação ao numero de nêutrons.
Possuindo a mesma quantidade de elétrons periféricos, têm propriedades químicas quase iguais e têm apenas um único elemento. São distinguidos pela colocação do número de massa em cima e na esquerda do símbolo do elemento.
Dentro da física nuclear, os diversos isótopos de um mesmo elemento podem ter propriedades muito diferentes. Muitos, tidos artificialmente, são radioativos, misturados aos átomos naturais, permitem "marcar" as moléculas e seguir em suas transformações, do que decorrem numerosas aplicações na indústria e em bioquímica.
Isótopos são sempre usados em investigações fisiológicas ou diagnósticos.
Dessa maneira, o radioiodo 131 é fixado no corpo tireóide e pode determinar o funcionamento da glândula. Os isótopos tem tambem aplicações terapêuticas no tratamento de lesões hiperplásicas. Podem ser usados por via interna, como o radioiodo no tratamento da hipertireoidia, ou externa, tipo o ítrio, empregado em certos cânceres de pele.
Tipos de isótopos:
O raio x;
PET- Tomografia por emissão de positrões;
SPECT- Tomografia computadorizada por emissão de fotão único;
Imagem cardiovascular;
Varredura óssea;
RNMF- Ressonancia Nuclear Magnética Funcional;
Radioterapia
O isótopo na Agricultura:
Os isótopos usados na agricultura tem função de