Iluminação
KARINA SPADREZANI COSTA
TEATRO - 5° SEM. NOTURNO
PROFESSOR: PAULO OSEAS
DISCIPLINA: ILUMINAÇÃO
ANÁLISE CRÍTICA DE ESPETÁCULO
ESPETÁCULO: Circo roda – Caravana da Alegria
Teatro Paulo Autran – sesc Pinheiros
Desde o início das aulas de iluminação, venho observando alguns espetáculos e tenho procurado me familiarizar com a iluminação, entender os refletores, qual a intenção e tudo mais o que estudamos ao longo do semestre. Até então tudo normal: uma geral , uma cruzada de frente, um foco azul de refletores Par.
Mas o que vi ontem foi realmente marcante. Ilustrou o semestre todo.
E que bom exisitir espetáculos que não economizam em capacidade de criar e tornar real o que aprendemos.
O espetáculo:
Inicia mostrando uma cortina listrada transparente no meio do palco. Atrás desta cortina tem um picadeiro e na rotunda tem uma pintura de arquibancadas lotadas do circo. Os atores estão dentro do picadeiro se despedindo, é o final do espetáculo. Se despedem e saem pela cortina que dá para a platéia. Ou seja, estamos na cochia do circo, dentro do espetáculo!!!
A luz de dentro do picadeiro era âmbar com branco aumentando aos poucos, para dar a impressão de final bem iluminado.
Vi uma projeção de luz verde para a cortina, que vinha de um canhão que fazia uma arvore. Lembrei da técnica de colocar no refletor o apoio de aluminio furado com o desenho a projetar.
Nos momentos de acrobacias, era utilizado jogo de iluminação em movimento, muitas cores, percebi o azul, o vermelho, o âmbar, o lilás, verde, enfim muitas cores e o efeito de giro criaram sensação de show, remete ao universo, grande e infinito.
O espetáculo era contado em tom de nostalgia, relembrando a memória, por onde o circo passara. Nestes momentos, utilizavam uma luz direita baixa, de boca de cena, para narrar o próximo número. Dois palhaços protagonistas iam contando as vivências, recebiam visitas e assistíamos as fazes do circo.
Nos momentos de