Qualidade de vida e gastronomia
A qualidade de vida é uma importante medida de impacto. É um conceito que está ligado ao desenvolvimento humano. O individuo precisa além de estar bem de saúde física e mental, estar bem consigo mesmo.
Em seu conceito também são identificados duas tendências, uma genérica e outra de saúde. No genérico a qualidade de vida é geralmente influenciada por estudos sociológicos enquanto o conceito ligado à saúde engloba dimensões especificas direcionadas à saúde.
A gastronomia está ligada ao conceito de qualidade de vida uma vez que trata sobre o homem e o que ele se alimenta, tendo como objetivo zelar pela sua conservação usando da melhor alimentação possível para isso. A gastronomia pode ser definida também pelo estudo ou observância das leis do estomago. É de fundamental importância na gastronomia que as pessoas se alimentem bem e se sintam bem.
O conceito de hospital tem sofrido mudanças radicais durante os últimos tempos. E isso se baseia na prestação de serviços com um cardápio bem elaborado com preparações adequadas às patologias do paciente mas preservando sempre o sabor e a qualidade dos pratos.
Hoje em dia inúmeros fatores estão afetando a qualidade de vida das pessoas, sendo assim, o consumidor deve procurar alimentos que reponham o que foi perdido e que é necessário para o corpo. O objetivo dos alimentos funcionais é produzir efeitos metabólicos e fisiológicos que ajudam no crescimento e desenvolvimento das varias funções do corpo humano.
Um alimento para ser capaz de manter a vida alem de suas qualidades nutricionais e higiênicas precisa também fornecer ao ser humano um sentimento de bem-estar, de prazer e harmonia com o corpo, com a sociedade e com o mundo ao seu redor para assim, ampliar sua qualidade de vida no que diz respeito à saúde e no conceito genérico onde o alimento vai introduzir o individuo a uma sociedade para que ele possa dessa maneira pertencer a um grupo e construir assim sua identidade