Vários
ENSAIO
ANALISE PROPAGANDA HAVAIANAS FIT
Trabalho apresentado para o TI-UTA
LINGUAGENS
para
o
curso
de
Comunicação Social, com habilitação em
Publicidade, Propaganda e Marketing, 1º
Periodo – Noturno da Facinter – PR
CURITIBA - 2011
INTRODUÇÃO
Nesse ensaio será analisada a campanha das Havaianas Fit, veiculada em setembro de 2009. Esse trabalho consiste em esmiuçar cada componente da propaganda.
Num primeiro momento há a fragmentação da imagem, e num segundo momento a fragmentação do texto.
A base dessa analise foi feita em livros de comunicação e nas aulas de comunicação e linguagem, ministradas pela professora Evary Leal, nas aulas de introdução a publicidade e propaganda, ministradas pelo professor Gustavo Lopes, e nas aulas de Língua Portuguesa, ministradas pelo Professor Eugenio Vinci.
DESENVOLVIMENTO
Criada pela agência Almap BBDO, pelos profissionais Marcello Serpa, André
Nassar, Rynaldo Gondim, a colorida propaganda das Havaianas Fit foi divulgada em vários segmentos de revista e outdoors. Seu público alvo conta com mulheres de 18 a 35 anos, porém muitas pessoas fora dessa faixa etária e fora da classe social, que é B e C, utilizam a sandália. Os publicitários que a criaram, quiseram seduzir a consumidora mostrando que usando as Havaianas Fit, mesmo em cidades sem litoral, se sentiria na praia. Na frase: “Dá pra viver na cidade com um pezinho na praia.”, percebe-se a aliteração das palavras “pra”, “pezinho”, e “praia”. A imagem extremamente colorida nos dá a lembrança que a sandália pode vir em qualquer cor, além de fazer relação entre colorido e verão.
Fragmentando a propaganda, pode-se observar o plano de fundo. Nele vemos que há certa textura de muro, e nessa textura, vários grafites coloridos, nas cores, vermelho, amarelo, azul, rosa e um pouco de branco. A cor vermelha significa conquista, desejo; a cor amarela, energia, otimismo; azul, tranqüilidade, lealdade,
confiança;