Ecologia
Distribuição de Frequência
Introdução
Exemplo 1: Relativamente a 50 motoristas que trabalham numa empresa de transportes, observou-se a quantidade de acidentes sofridos em serviço, donde se obtiveram os seguintes dados:
das características do conjunto a que os dados se referem.
Rol – Tabela Primitiva
Estes
dados apenas foram inscritos e listados pela ordem em que foram sendo recolhidos, não tendo havido ainda qualquer preocupação de representação, visando a facilitação da apreensão das características do conjunto a que os dados se referem.
Tratamento do dados
Todavia,
se tomarmos os dados anteriores e os tratarmos, poderemos apresentá-los de uma forma muito mais “apelativa” e susceptível de permitir a quem os aprecie uma percepção mais fácil das características do conjunto a que respeitam
Tratamento dos dados
Frequências Relativas Acumuladas Frequências Absolutas Acumuladas Qtd. de repetições de cada modalidade do atributo: frequências absolutas simples Proporção de repetições de cada modalidade do atributo: frequências relativas simples
Atributo alvo da observação realizada sobre o conjunto dos motoristas
Modalidades numéricas (valores) assumidas pelo atributo Variável DISCRETA
Distribuição de Frequência
A um
conjunto de elementos como os que se identificaram no quadro anterior, chama-se Distribuição de Frequências. Ou seja, uma Distribuição de Frequências é uma associação de 1atributo (ou mais), e o respectivo campo de variação, com as suas frequências e os respectivos campos de frequências. Se estamos a trabalhar apenas com 1 atributo, a distribuição diz-se unidimensional. Se forem 2 atributos, será bidimensional; se forem N, será N-dimensional.