Válvulas
VÁLVULA
São elementos de comando que regulam vazão, pressão e direção do ar comprimido.
Existem vários tipos de válvulas:
- Direcionais;
- Reguladores de Fluxo;
- De bloqueio;
- De pressão;
- Combinadas
Tipos de válvulas:
Válvulas de controle Direcional
Tem por função orientar a direção que o fluxo deve seguir, a fim de realizar um trabalho proposto.
De bloqueio: Permite a passagem livre do fluxo em um só sentido.
Válvulas de escape rápido: no caso de descarga da conexão de entrada, a utilização é imediatamente liberada para escape, permitindo rápida exaustão do ar utilizado.
Válvula isolamento (elemento OU): comunica duas pressões emitidas separadamente a um ponto comum. Compressões diferentes passarão a de maior intensidade numa relação.
Válvulas de retenção com mola: mantem-se inicialmente fechada pela ação de uma mola no sentido favorável de passagem do fluxo que por sua vez comprime a mola liberando a passagem do fluído.
Válvula de retenção sem mola: é uma versão semelhante a válvula anteriormente. O bloqueio no sentido contrário ao favorável não conta com o auxilio de mola. Ele é feito pela própria pressão do ar comprimido.
Válvulas de simultaneidade (elemento E): permite a emissão de sinal de saída quando existem os dois sinais de entrada.
Válvulas de controle de fluxo – flui a passagem de fluxo, impondo controle nas velocidades dos conversores de energia ou criando condições de temporização.
Válvula de controle de fluxo fixo: ela faz a diminuição da quantidade de ar que passa através de uma tubulação.
Válvula de controle de fluxo variável (bidirecional): controla a passagem do fluxo através de uma válvula controladora conforme as necessidade podendo ser nos dois sentidos
Válvula de controle de fluxo unidirecional: válvula de bloqueio sem mola em paralelo com um dispositivo de controle de fluxo. Permite a passagem livre em uma direção e restringe na outra.
Válvula Solenóide
A válvula solenoide