Válvulas
Válvulas de controle de fluxo são válvulas que regulam a passagem de ar comprimido no sistema pneumático. Este controle tem como finalidade ajustar a velocidade de atuação de cilindros, a rotação de giro de motores e ainda formar condições de temporização pneumática. Quando se necessita influenciar os fluxos de ar comprimido, este tipo de válvula é a solução ideal, podendo ser fixa ou variável, unidirecional ou bidirecional.
Válvula de controle de fluxo fixa: Não admite ajuste, sendo a restrição permanente e de mesmo diâmetro, e o fluxo é controlado igualmente em ambas as direções.
Fonte: <http://unedserra-ehp.tripod.com/Aula07.pdf>
Válvula de controle de fluxo variável bidirecional: Possui uma válvula tipo agulha que pode aproximar-se ou afastar-se de um assento, controlando a área de passagem do ar. Através do controle do fluxo pode-se, então, regular a velocidade do atuador.
Fonte: Apostila Eletropneumática Parker
Válvula de controle de fluxo variável unidirecional: Esse dispositivo apresenta dois tipos de válvulas incorporadas num mesmo corpo, uma válvula de controle e outra de retenção. É utilizada quando se deseja regular o fluxo num único sentido. Possui duas condições distintas em relação ao fluxo de ar:
- Fluxo controlado: Em um sentido o ar comprimido é bloqueado pela válvula de retenção e obrigado a passar pela região onde há o controle do fluxo.
Simbologia
- Fluxo livre: No sentindo oposto, o ar possui livre vazão pela válvula de retenção e uma pequena quantidade passa pelo dispositivo de controle.
Fonte: