Vygotsky
No sentido da EJA onde cada ser individualmente trás consigo experiências vividas, culturas e pensamentos diferentes, ao se inserirem em um determinado grupo social poderá ter suas experiências, cultura e pensamentos trabalhados dentro do grupo, havendo assim a transformação necessária para o desenvolvimento de cada um e desencadeando, assim, o processo de aprendizagem.
Dessa forma o aprendiz não é apenas ativo, mas, é também interativo, pois forma conhecimentos e se constitui a partir das relações intra e interpessoais. Nessa partilha com outros aprendizes e consigo próprio que se vão internalizando conhecimentos e funções sociais. Nesse sentido, a escola é o lugar onde a intervenção pedagógica intencional desencadeia o processo ensino-aprendizagem.
Como elemento principal na mediação temos o professor que tem a incumbência de interferir no processo, provocando avanços nos alunos.Ainda de acordo com a teoria de Vygotsky, reconhecemos a importância da atuação dos outros membros do grupo social na mediação entre a cultura e o aprendiz, porque, como vimos anteriormente, a intervenção dos membros do grupo é essencial no processo de desenvolvimento.
Nesse contexto o aluno não é apenas a personagem da aprendizagem, mas também, o que aprende juntamente com o outro o que seu grupo social produz, ou seja, valores, linguagem e conhecimento.
MÉTODO DE VYGOSTKY
Vygotsky é filho de uma família judia, formou-se em Direito pela Universidade de Moscou. Durante o período em que passou pela vida academia dedicou-se aos estudos de Literatura e História.