vygotsky
UMA PERSPECTIVA HISTORICO–CULTURAL DA EDUCAÇÃO.1
Idiana Brandão Borges 2
O que mais impressiona, dentre vários aspectos, na leitura de Vygotsky é a sua contemporaneidade. Seus escritos, elaborados há aproximadamente sessenta anos, ainda hoje tem o efeito do impacto. Vygotsky viveu apenas 37 anos, morreu de tuberculose. Apesar de breve sua produção intelectual foi extremamente intensa e relevante. É praticamente impossível definir o alcance da contribuição de sua obra. Para a psicologia, sem duvida, significa um avanço, para a pedagogia uma orientação, mas também sugere um rico material para o campo da antropologia, da linguística, da historia, da filosofia e da sociologia. Começou sua carreira aos 21 anos, após a revolução russa de 1917, alem de escrever criticas literárias, lecionou e proferiu palestras sobre temas ligados a literatura, ciência e psicologia em varias instituições.
“Vygotsky foi capaz de agregar diferentes ramos do conhecimento em um enfoque comum como que não se separa indivíduos de situação cultural em que se desenvolvem.”
Ler Vygotsky é com certeza, um exercício de reunir e se apropriar da fertilidade das descobertas de um estudioso inquieto e obstinado, que dedicou à vida para ao esforço de romper, transformar e ultrapassar o estado de conhecimento e reflexão sobre desenvolvimento humano de seu tempo.
Lev Semenovich vygotsky frequentava a biblioteca que tinha em sua casa e a biblioteca pública, estudava sozinho e com seus amigos. Grande competência para realizar análises psicológicas, fruto das influências que recebeu dos estudiosos soviéticos interessados no efeito da linguagem sobre os processos de pensamento. (Luria, 1988, p. 22)
O interesse de vygotsky pela psicologia acadêmica começou a se delimitar a partir de seu contato, no trabalho de formação de professores, com os problemas de crianças com defeitos congênitos como, cegueira, retardo mental severo etc. tinha não somente o objetivo de contribuir na reabilitação das