Vygotsky
- Teoria histórico-cultural: De que o ser humano nasce com uma única potencialidade, que é a de aprender e que seu desenvolvimento se dará por meio das possibilidades eu terá do meio em que vive; para Vygotsky o desenvolvimento não acontece sem um contexto social, histórico e cultural e que a inteligência não é biologicamente determinada, ela é fruto do meio histórico-cultural.
- Zona de desenvolvimento proximal (nível real): É aquilo que a criança consegue fazer de maneira independente, sem a ajuda dos outros, fazendo isto verifica-se o nível de desenvolvimento psíquico já alcançado pela criança.
- Zona de desenvolvimento proximal (nível potencial): é aquilo que a criança ainda não é capaz de fazer com a colaboração de outra pessoa mais experiente.
Contribuições para o âmbito educacional-aprendizagem
A criança só terá condições de realizar uma atividade sozinha se no inicio de seu aprendizado houver a colaboração do educador, através dessa medição.
O educador tem um papel muito importante, pois através dessa medição é que o educador mostrará o mundo e seu significado; pois os objetivos da cultura só fazem sentido quando aprendemos seu uso social. As funções psíquicas como a linguagem oral, pensamento, conduta, calculo...somente será internalizada através do vivenciamento com outras pessoas , do ponto de vista histórico-social o educador tem a função de reprodutor desses conhecimentos, das aptidões humanas, sem a transmissão da cultura isso não acontece. A tarefa do educador é impulsionar novos conhecimentos daquilo que a criança já possui de conhecimento consolidado; o desenvolvimento parte daquilo que a criança já sabe.
Para Vygotsky o desenvolvimento da inteligência e da personalidade é extremamente motivado, é o resultado da