Vygo
Lev Vygotsky naceu em 1896 na Rússia. Seus pais tinham boas condições financeiras por serem de uma família judaica culta, o que permitiu que Vygotsky estudasse em bons colegios e e tivesse uma formação sólida. Desde cedo se dedicava a leitura, e aos 18 anos cursou direito em Moscou depois de formado lecionou literatura, estética e história da arte e fundou um laboratório de psicologia.
Vygotsky produziu mais de 200 trabalhos científicos, e teve um grande destaque em psicologia graças a sua cultura enciclopédica, seu pensamento inovador e sua intensa atividade.
Publicou em 1925 um estudo sobre Hamlet sobre a psicologia da arte cuja origem foi tese de seu mestrado. Morreu em 1934 de tuberculose.
Uma das coisas que influenciaram vygotsky em seus trabalhos foram os momentos políticos diferentes em que ele conheceu. Como estudante e intelectual acompanhou de perto os acontecimentos que levaram a revolução comunista de 1917.
Após a revolução visitou comunidades rurais, onde pesquisou a relação entre nível de escolaridade e conhecimento e a influência das tradições no desenvolvimento cognitivo.
Antes de sua morte toda a obra de Vygotsky foi censurada pela ditadura de Stalin e assim permaneceu por 20 anos.
Vygotsky atribuiu muita importância ao papel do professor como impulsionador do desenvolvimento psíquico das crianças. A idéia de um maior desenvolvimento conforme um maior aprendizado não quer dizer, porém, que se deve apresentar uma quantidade enciclopédica de conteúdos aos alunos. O importante, para o pensador, é apresentar às crianças formas de pensamento, não sem antes detectar que condições elas têm de absorvê-las.
A parte mais conhecida da extensa obra produzida por Vygotsky em seu curto tempo de vida converge para o tema da criação da cultura. Aos educadores interessa em particular os estudos sobre desenvolvimento intelectual. Vygotsky atribuía um papel preponderante às