Vulcanismo
Os fragmentos vulcânicos são conhecidos por vulcanoclastos e piroclastos. Quando formados por erosão, são chamados de vulcanoclastos. Piroclastos são os materiais lançados na atmosfera por erupções explosivas ( também conhecidos por tefra). Quando os materiais soltos se misturam com cinzas, bombas, blocos e gases, produzidos durante erupções violentas, formam os depósitos piroclásticos.
Gases e vapores dissolvidos no magma são liberados na atmosfera, normalmente através de vapor de água, gerando fumarolas (exaltações de gases e vapores através de condutos), gêiseres (jatos de água quente e vapor em rupturas de terrenos vulcânicos), fontes térmicas ou plumas hidrotermais submarinas (fontes térmicas na crosta basáltica onde são expelidos fluidos minerais).
Outro fenômeno conhecido são os lahars, onde fragmentos vulcânicos se misturam a um grande volume de água, criando uma espécie de lama, que se movimenta por gravidade. Avalanches são movimentações de massas de neve, gelo, solo ou rochas, até misturas destes materiais, determinados por abalos sísmicos antecedentes à erupção ou mesmo chuvas aliadas a alterações no relevo vulcânico. A idade de um vulcão é muito maior do que o número de vezes que ele entra em erupção, por isso, muitos vulcões adormecidos ficam cobertos de neve, em função do clima mais persistente, da proximidade ao Equador e da altitude que alcançam.