Introdução a Economia
Economia deriva do grego oikonomia (de óikos – casa; nomós – lei) ou seja a administração de uma casa, ou do Estado. Economia é a ciência social que estuda como o individuo e a sociedade decide empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, a fim de satisfazer as necessidades humanas.
Como base de estudo a ciência econômica possui diversos conceitos importantes: escolha, escassez, necessidades, recursos, produção e distribuição.
Os problemas econômicos fundamentais da economia:
O que e quanto produzir: a sociedade terá de escolher quais os produtos serão produzidos e as respectivas quantidades a serem fabricadas.
Como produzir: neste caso a concorrência entre os diferentes produtores acaba decidindo como serão produzidos os bens e serviços, os produtores escolherão, entre os métodos mais eficientes, aquele que tiver o menor custo de produção.
Para quem produzir: a distribuição da renda dependerá não só da oferta e da demanda nos mercados de serviços produtivos, ou seja, da determinação dos salários, das rendas da terra, dos juros e dos benefícios do capital, mas também da repartição inicial da propriedade e da maneira como ela se transmite por herança.
O modo como as sociedades resolvem os problemas econômicos fundamentais depende da forma da organização econômica do país, do sistema econômico de cada nação.
Sistemas econômicos
Um sistema econômico pode ser definido como a forma política, social e econômica pela qual está organizada uma sociedade. É um particular sistema de organização da produção, distribuição e consumo de todos os bens e serviços que as pessoas utilizam buscando uma melhoria no padrão de vida e bem-estar.
Os elementos básicos de um sistema econômico são: estoque de recursos produtivos de produção, complexo de unidades de produção, conjunto de instituições políticas, jurídicas, econômicas e sociais.
Os sistemas econômicos podem ser classificados em: sistema capitalista, ou economia de