vulcanismo
Magma
O magma é constituído de soluções complexas que ocorrem no interior da crosta terrestre, contém diversas substâncias, geralmente pouco voláteis e com elevados pontos de fusão. É abundante os silicatos, seguidos de óxidos e mais compostos voláteis, sendo o mais importante a água. Estas substâncias são consolidadas por resfriamento, originando as rochas magmáticas.
A respeito da temperatura do magma, admite-se nas grandes profundidades da crosta, ser mais baixa, ficando entre 800º a 900ºC. Isto é baseado na informação de minerais conhecidos que são formados a temperaturas conhecidas, um desses minerais é o quartzo que, conforme a temperatura do meio em que se tenha formado, ocorre fases cristalinas. Diante destas observações e através de medição da temperatura da lava no vulcão de Kilauea no Havaí, percebeu-se que a temperatura sobre grande variação conforme a profundidade.
A viscosidade do magma depende da sua temperatura e da sua composição química, ou seja, o magma mais rico em sílica é sempre mais viscoso. O magma chega ser, frequentemente, tão viscoso, que nem chega a correr. Porém nas ilhas do Havaí, as lavas possuem uma consistência de óleo de oliva, é menos rica em sílica, podem correr sobre um terreno com declive baixo.
Quanto ao resfriamento de uma massa magmática, que está a vários quilômetros de profundidade, se resfria lentamente. Com o passar de anos (milhões), quando a massa estiver totalmente solidificada, devido ao seu resfriamento, dará origem numa rocha magmática que é denominada plutônica.
Vulcanismo
O termo vulcanismo abrange todos os processos e eventos que permitem e provocam a ascensão de material magmático do interior da terra à superfície terrestre. Este material pode ocorrer em estado gasoso, líquido e sólido. Durante as erupções e durante os períodos de calmaria as exalações gasosas podem ter grande importância. Estas exalações ainda podem continuar, mesmo longo tempo após a extinção das atividades