Delegacia Seccional Campinas
O prédio da Delegacia Seccional de Polícia de Campinas foi revitalizado e restaurado parcialmente. Já detalhamos alguns itens, entre os quais a pintura, a sustentação do forro de madeira ricamente trabalhado, a raspagem da madeira que receberá devida pintura (ao que consta automotiva), madeira esta citada como "almofadas até certa altura" e que ainda hoje, após a restauração estamos sentindo o odor característico e vivendo entre pinho de riga. Quantos policiais, ora na aposentadoria, a acariciam emocionados.
A passadeira colocada sobre a escadaria de mármore de Carrara, combinando com a rica ferragem, encimada por corrimão de madeira não menos nobre, nos conduz, pela exposição fotográfica e histórica em seu caminho, ao passado rico de experiências, do tempo em que funcionavam no mesmo prédio o Poder Judiciário, o Poder Legislativo e o Poder Executivo através da Polícia Civil e da Força Pública. Junto tínhamos ainda a Cadeia Pública. O sino que servia para determinar os horários ainda hoje está situado logo após a entrada do prédio, depois do primeiro lance de escada, ao alto, do lado direito. Recebeu especial polimento conforme se pode ver na foto abaixo.
Havia dois mastros com as bandeiras do Brasil e de São Paulo. Foi colocado mais um para a bandeira da Polícia Civil, bem como instalada iluminação noturna.
Revigoramos inclusive o porão onde situam-se duas celas do tipo solitária, feitas com grades de madeira! Embora tecnologicamente ultrapassadas, pela mesma razão merecem ser lembradas, vistas e expostas.
Os quadros existentes no salão receberam novas molduras e mereceram pesquisas de nomes e datas que se perderam no tempo, na cidade, no país sem memória. Digamos sem memória natural, obrigatória a que se espera do ser humano. Ainda bem que alguns abnegados, alguns escritores, alguns centros de estudo e pesquisa nos salvam da designação menor.
Buscamos entre os mais recentes Delegados Seccionais de Polícia,