Vrio
O presente trabalho tem por objetivo abordar um conceito, ainda pouco explorado pelas empresas, no qual se refere à obtenção de vantagem competitiva quando as empresas verificam e direcionam as devidas atenções para seus recursos, competências e capacitações, a chamada Visão Baseada em Recursos, no qual seu modelo–chave é o VRIO (Valor, Raro, Inimitável e Organização). Recurso esse, que pode ser aplicado em todas as organizações independente de seu porte ou segmento.
É notável que a tendência do mercado é ser cada vez mais competitivo, uma vez que as empresas buscam um desempenho superior comparados aos seus concorrentes, assim o modelo VRIO do autor Jay Barney é uma ferramenta que auxilia na identificação e posteriormente na minimização de fraquezas, para que as mesmas tenham e saibam explorar seus recursos e capacidades, que podem ser fontes de vantagens competitivas.
1.VISÃO BASEADA EM RECURSOS (VBR)
A visão baseada em recursos ou VBR (RBV, em inglês ) explica porque uma empresa tem um desempenho superior a outras empresas focando nos recursos e capacidades. Assim “(...) é um instrumento econômico utilizado para determinar os recursos estratégicos disponíveis para uma empresa” (Hitt, 2008)
O objetivo da VBR é ajudar a empresa sobre quais dos seus recursos e competências podem ser fontes para obter vantagens competitivas sustentáveis, da mesma forma que mostra para a empresa quais não. Conforme disse Jay Barney em uma entrevista sobre a VBR, “a RBV analisa os atributos desses recursos e competências e como eles podem ajudar as empresas a se diferenciar das demais e manter tal diferencial ao longo do tempo”. (Disponível em: http://www16.fgv.br/rae/executivo/index.cfm?FuseAction=Artigo&ID=3368&Secao=GEST%C3%83OEXEC&Volume=3&Numero=2&Ano=2004. Acesso em 14 out 2009).
1.1 Recursos, Capacitações e Competências Essenciais
Todas as empresas possuem recursos, capacitações e competências, no