VPN - rede virtual privada
1. Introdução
1.3
2. Desenvolvimento
2.4 á 2.25 3. Conclusão
3.26
4. Bibliografia
4.27
1. INTRODUÇÃO
Surgiu da necessidade de se utilizar redes de comunicação não confiáveis para trafegar informações de forma segura. A segurança é a primeira e mais importante função da VPN. Uma vez que dados privados serão transmitidos pela Internet, que é um meio de transmissão inseguro, eles devem ser protegidos de forma a não permitir que sejam modificados ou interceptados.
As redes públicas são consideradas não confiáveis, tendo em vista que os dados que nelas trafegam estão sujeitos a interceptação e captura. Em contrapartida, estas tendem a ter um custo de utilização inferior aos necessários para o estabelecimento de redes proprietárias, envolvendo a contratação de circuitos exclusivos e independentes.
2. DESENVOLVIMENTO
Virtual Private Network (VPN), ou Rede Privada Virtual, é uma rede privativa com acesso restrito construída sobre a infra-estrutura de uma rede pública, geralmente a Internet. Utiliza as mais avançadas tecnologias de criptografia, assegurando privacidade e integridade das comunicações, substituindo com vantagem os links dedicados e de longa distância. Além da redução dos custos com links, permite que as empresas criem uma rede totalmente integrada, conectando escritórios, filiais e fábricas, com tráfego de voz, dados e vídeo. O objetivo deste trabalho é explicar como construir redes privadas, fornecendo os conceitos e a tecnologia envolvida em cada componente da VPN, garantindo a privacidade e a integridade das informações e a autenticação dos participantes. Apresenta os conceitos, práticas e a demonstração em duas maquinas virtuais. O funcionamento dessa demonstração se dará quando uma rede enviar dados para a outra rede através da VPN, um protocolo como, por exemplo, IPSec, faz o encapsulamento do quadro normal com o cabeçalho IP da rede local e