Técnico em informatica
Uma rede virtual privada (VPN) estende as capacidades de uma rede privada para conter conexões com redes compartilhadas ou públicas, como a Internet. Com uma VPN, você pode enviar dados entre dois computadores em uma rede compartilhada ou pública de uma maneira que emula uma conexão ponto a ponto em uma rede privada. Um sistema de rede virtual privada possibilita a criação e utilização de uma rede virtual privada.
Para emular um vínculo ponto a ponto, os dados são encapsulados ou empacotados com um cabeçalho que fornece informações de roteamento, que permite que dados atravessem a rede compartilhada ou pública para alcançar o seu ponto de extremidade. Para emular uma conexão privada, os dados são criptografados para proporcionar confidencialidade. Os pacotes que são interceptados na rede compartilhada ou pública não podem ser lidos sem as chaves de criptografia. A conexão na qual os dados privados são encapsulados e criptografada é uma conexão VPN.
Vantagens
Vantagens de custo
Usando rede virtual privada (VPN), os profissionais e tele comutadores móveis podem acessar sua rede local (LAN) corporativa pela Internet por uma fração do custo das soluções de acesso remoto tradicionais. Assim como é mais econômico usar o sistema de comutação em massa da companhia telefônica, em vez de congestionar suas próprias linhas de telefone e investir em seu próprio comutador, uma conexão com o endereço IP ou o nome DNS do servidor VPN habilitado por PPTP utiliza a base física de roteadores disponíveis na Internet, comutadores de modo de transferência assíncrona (ATM) e linhas digitais e analógicas, sem afetar a segurança.
Você pode usar um adaptador de rede para discar para uma VPN da mesma forma que discaria para um modem para se conectar a um servidor remoto tradicional. As VPNs liberam as empresas das obrigações de custo e manutenção de componentes como, por exemplo, bancos de modem e linhas de telefone analógicas dedicadas (0-800).