vpl x tir
Quando decidimos fazer um investimento, na maior parte das vezes desejamos compará-lo com outras alternativas para se ter certeza de escolher a melhor opção. Pequenas empresas, por exemplo, poderão decidir entre abrir uma franquia ou manter o dinheiro aplicado em um fundo de investimento ou, ainda, entre comprar um balcão refrigerado de uma marca mais cara ou de outra mais barata.
Na comparação entre alternativas de investimento, existem alguns métodos que podem ser utilizados. Analisaremos os três principais neste artigo: TIR (Taxa Interna de Retorno), payback (tempo de retorno) e VPL (Valor Presente Líquido).
VP (Valor Presente) e VPL (Valor Presente Líquido)
O método do VP consiste em trazer a valor presente todos os valores do fluxo de caixa durante o período de tempo analisado e considerando-se uma determinada taxa de juros (i). Desta forma, é possível comparar diversas alternativas de investimento.
Como exemplo, vamos imaginar que uma padaria queira comparar o retorno que ela terá com a compra de um forno de alta temperatura. Digamos que existam duas opções no mercado:
A Marca A faz 1.200 pães por mês, com um período de vida útil do forno de 50 meses. Por outro lado, a Marca B faz 1.800 pães por mês, mas com um período de vida útil menor, de 30 meses. Qual é o melhor investimento, considerando-se uma taxa de juros de 1% e o preço do pão a R$ 1,00?
Para resolver este problema, deve-se utilizar uma calculadora financeira ou um software de planilha eletrônica, como o Excel. Basta colocar as variáveis PMT, n e i para se obter o valor presente (VP):
Falta planil
Como pode se observar na tabela acima, o VP da Marca A é maior do que o da Marca B, apesar de sua receita mensal ser R$ 600,00 menor. Portanto, a melhor opção