Análise de invest
FORMAÇÃO GERENCIAL
SEBRAE - MG | | | Análise de Investimento | Professor: | Robsney Gonçalves |
MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS
O objetivo principal dos métodos de avaliação é determinar a viabilidade dos investimentos a serem realizados. Lembre-se que estamos discutindo os aspectos financeiros da abertura de uma empresa. Dessa forma, partimos do pressuposto de que as análise mercadológicas que foram realizadas indicam que há mercado para os produtos a serem comercializados.
Serão discutidos três métodos: Payback, Valor Presente Líquido – VPL e Taxa Interna de Retorno – TIR.
1 – PAYBACK
O PAYBACK é o método mais simples de avaliação, e é definido como sendo o número de meses ou anos, dependendo da escala utilizada, necessários para que o desembolso correspondente ao investimento inicial seja recuperado. O PAYBACK é o espaço de tempo entre o início do projeto e o momento em que o fluxo de caixa acumulado torna-se positivo. Este método não considera o valor do dinheiro no tempo, ou seja, os fluxos de caixa a serem considerados não sofrem nenhum efeito em função do tempo.
2 - VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL)
O Valor Presente Líquido é o valor presente dos fluxos de caixa gerados pelo negócio implantado, líquidos do valor inicialmente investido. Esse método procura expressar os fluxos de caixa do projeto em termos de valores monetários de uma mesma data, ou mais especificamente, a data de início do projeto, o “momento atual”. Daí esses valores do fluxo serem transformados em Valores Presentes. Para tanto o investidor/analista deverá decidir por uma taxa para atualizar os valores do fluxo de caixa (custo de capital). O investimento será viável se o VPL for maior que zero. Isto significa que o retorno, em %, é superior ao desejado pelo investidor.
3 - TAXA INTERNA DE RETORNO (TIR).
Denomina-se Taxa de Interna de Retorno a taxa que permite descontar o Fluxo de