Análise da simulação feita no folha invest
O mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários, que tem como finalidade proporcionar liquidez aos títulos e propiciar o processo de capitalização. Com o grande avanço da globalização e a intensificação do intercambio entre as diversas economias mundiais, o mercado acionário vem sendo de crescente importância no cenário financeiro mundial. Em consequência deste avanço, os países procuram obter investimentos externos abrindo suas economias. Portanto, quanto maior o mercado de capitais, mais desenvolvida será a economia do país. Além de contribuir para o crescimento econômico nacional, gera empregos e torna-se um canal fundamental de captação de recursos, tornando-se uma alternativa de financiamento que reduz custos financeiros contribuindo para a saúde financeira das empresas. O mercado de capitais proporciona o crescimento do capital, da produtividade e da renda per capita, além de atrair, maximizar e consolidar a presença e permanência do capital externo.
Com o papel fundamental de negociação de valores imobiliários, a BM&FBOVESPA é a principal bolsa de valores que administra os mercados de Bolsa e de Balcão Organizado. Com importante função de transmitir clareza e transparência nas intermediações, além da autonomia de auto regulamentar as corretoras e os valores que as mesmas operam, possui também a responsabilidade de administrar o mercado de bolsa de derivativos e de futuros.
A BM&FBOVESPA em parceria com o jornal Folha de São Paulo no ano de 1998 criaram o Folhainvest, que é um aplicativo online com página na web própria, que funciona como um simulado de negociações, que por meio de aplicações virtuais os participantes podem vivenciar e conhecer o mercado de ações na prática.
Com o objetivo de entender e familiarizar-se com o funcionamento do mercado de capitais, utilizamos deste aplicativo (Folhainvest) que simula as negociações diárias das operações das bolsas de valores e os resultados serão apresentados