Voo da Nave Vostok I
O primeiro voo do Homem no espaço
Na década iniciada em 1951, em meio à Guerra Fria, os Estados Unidos da América(EUA) e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) disputavam a primazia de conquistar o espaço, o que seria um ótimo objeto de propaganda, coisa que os dois oponentes valorizavam bastante.
Surpreendentemente, após uma série de fracassos americanos em tentativas de colocar em órbita um satélite artificial, em 4 de outubro de 1957, a URSS convidou oficialmente os operadores de rádio de todo o mundo a sintonizarem a frequência de 20.007 Mhz e ouvirem o bip-bip emitido pelo primeiro satélite artificial da Terra.
O voo marcou a primeira vez que um ser humano foi ao espaço exterior e o primeiro voo orbital de uma nave tripulada. Ele consistiu de uma única órbita em torno da Terra, com a duração de 1h 48min entre o lançamento e o pouso. Como planejado, após a reentrada Gagarin pousou separadamente da Vostok, sendo ejetado da espaçonave à cerca de 7000 m de altitude, descendo de pára-quedas na província de Saratov, Rússia.
Foi nesta missão que Gagarin proferiu a famosa frase: "A Terra é azul!".
A Vostok I foi projetada e construída por Sergei Korolev, cientista-chefe da Roskosmos, a agência espacial soviética, sob a supervisão de Kerim Kerimov, general e um dos fundadores do programa espacial. Devido ao segredo mantido na época pela União Soviética sobre seu programa espacial, detalhes da missão só vieram a público muitos anos depois. Na época, o governo havia preparado três comunicados diferentes à imprensa, um para o sucesso e dois para o fracasso.
(Imagem da nave Vostok I)
(Foto do cosmonauta soviético Yuri Gagarin)