guerra fria
Corrida Espacial
Giulia Rossler, Beatriz Boemer & Djessica Luana Dultra.
Corrida Espacial.
Corrida espacial foi uma disputa ocorrida na segunda metade do século
XX entre a União Soviética (URSS) e os Estados Unidos pela supremacia na exploração e tecnologia espacial. Entre 1957 e 1975, a rivalidade entre as duas superpotências durante a Guerra Fria focou-se em atingir pioneirismos na exploração do espaço, que eram vistos como necessários para a segurança nacional e símbolos da superioridade tecnológica e ideológica de cada país.
A corrida espacial teve suas origens na corrida armamentista que ocorreu
logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, quando tanto a União Soviética quanto os Estados Unidos capturaram a tecnologia e especialistas de foguetes avançados alemães.
A corrida espacial provocou um aumento sem precedentes nos gastos com
educação e pesquisa pura, o que acelerou os avanços científicos e levou a tecnologias benéficas para a população. Algumas sondas e missões famosas incluem Sputnik 1, Explorer 1,Vostok 1, Mariner 2, Ranger 7, Luna
9, Apollo 8 e Apollo 11. A Corrida Espacial foi um episódio muito importante para a história da humanidade, pois em busca de dominar o espaço, muitas tecnologias que hoje nos são muito úteis, como os satélites artificiais, foram desenvolvidas. As primeiras conquistas.
O primeiro ser vivo no espaço foi a cadela russa, chamada ,
Laika. Ela subiu ao espaço em 3 de novembro de 1957 a bordo da nave espacial Sputnik 2.
Yuri Gagarin (1934-1968) foi o primeiro homem no espaço, em
um vôo orbital de 48 minutos, a bordo da nave Vostok 1. O vôo de Gagarin ocorreu em 12 de Abril de 1961. Neste vôo ele disse as famosas frases: "A Terra é azul", e "Olhei para todos os lados, mas não vi Deus".
O lançamento da Sputnik e a colocação do primeiro homem no
espaço devem-se, em grande parte, ao talento do engenheiro soviético Sergei Korolev, o engenheiro-chefe
do