volumetria
Flávio Vieira de Araújo
QUIMICA IV
VOLUMETRIA DE NEUTRALIZAÇÃO, COMPLEXAÇÃO, PRECIPITAÇÃO E OXIRREDUÇÃO
ARACAJU
2013
VOLUMETRIA DE NEUTRALIZAÇÃO
A volumetria de neutralização é um método de análise baseado na reação entre os íons H3O+ e OH-. (Baccan)
H3O+ + OH- ⇌ 2H2O
Cuja extensão é conduzida pelo produto iônico da água: KH2O = [H3O+] [OH-]
A Volumetria de Neutralização compreende:
Acidimetria: que é a determinação da concentração de soluções ácidas por meio de soluções padrões de bases.
Alcalimetria: que é a determinação da concentração de soluções básicas por meio de soluções padrões de ácidos. Uma das maneiras usadas para detectar o ponto final de titulações baseia-se no uso da variação de cor de algumas substâncias chamadas indicadores. No caso particular das titulações ácido-base, os indicadores são ácidos ou bases orgânicas (fracos) que na forma molecular apresentam coloração diferente daquela que tem na forma iônica. A viragem de um indicador se dá em um intervalo de pH característico para cada substância usada como indicador.
Numa titulação é necessário escolher um indicador que tenha o ponto de viragem mais próximo possível do pH da solução quando alcançado o ponto de equivalência. No caso da titulação de um ácido forte com uma base forte, onde o salto de pH no ponto de equivalência é bastante extenso, a escolha do indicador é menos crítica.
A escolha adequada do indicador a ser usado na titulação de um ácido ou de uma base é grandemente facilitada pelo condicionamento da curva de titulação do ácido ou da base, que fornece o pH da solução em função do volume de base ou ácido adicionado.
A curva de titulação pode ser obtida:
Teoricamente, calculando o pH da solução para sucessivas adições do titulante, através de desenvolvimento de expressões matemáticas rigorosas.
A partir de dados experimentais.
O estudo das curvas de titulação