VOLUMETRIA REL
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
PADRONIZAÇÃO/ TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE
MANAUS – AM
FEVEREIRO - 2015
ANDREZA DA ROCHA UCHOA DE PAULA
DANIELLY SOUZA DE OLIVEIRA
KARINA BRITO CAVALCANTE
LARISSA CRISTINE ANDRADE DA COSTA
LEONARDO CAVALCANTE DE QUEIROZ
LUCAS CAMPOS FERNANDES
PADRONIZAÇÃO/ TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE
Disciplina: Química Analítica Experimental I
Prof. Dra. Larissa Wiedemann
MANAUS – AM
FEVEREIRO - 2015
1. INTRODUÇÃO
As titulações são amplamente utilizadas em química analítica para determinar ácidos, bases, oxidantes, redutores, íons metálicos, proteínas e muitas outras espécies. As titulações são baseadas em uma reação entre o analito e um reagente padrão conhecido como titulante.
A reação é de estequiometria conhecida e reprodutível. (SKOOG 8°edição). Esse método é feito colocando-se para reagir uma solução a qual se sabe a concentração, que é denominada de titulante, com uma solução a qual não se sabe a concentração, que é denominada de titulado. Uma dessas soluções é uma base, enquanto a outra é um ácido.
Neste processo faz-se reagir um ácido com uma base para que se atinja o ponto de equivalência. As reações de neutralização ocorrem quando juntamos um ácido e uma base, em que um irá neutralizar as propriedades do outro, formando sal e água como produtos.
HA (aq) + MOH (aq) ⇌ MA (aq) + H2O (l)
2. OBJETIVOS
2.1. OBJETIVO GERAL
Aprender sobre titulação ácido-base e determinar quem é o titulante e titulado nesse processo de titulação.
2.2. OBJETIVO ESPECÍFICO
Realizar a padronização do NaOH para determinação da concentração de HCl.
Determinar teor de acidez no vinagre e comparar com o valor fornecido pelo fabricante, utilizando as técnicas de titulação.
3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Os métodos titulométricos incluem um amplo e poderoso grupo de procedimentos quantitativos baseados na medida da quantidade de um regente de concentração conhecida que é consumida