TOYOTISMO
É um modelo industrial de produção, implantado pela primeira vez na empresa Toyota, que surgiu em função do esgotamento do sistema fordista. Esse sistema controla a produção conforme necessário e evita a estocagem de produtos.
PENA, Rodolfo F. Alves Pereira. Toyotismo. Disponível em: <http://www.alunosonline.com.br/geografia/toyotismo.html>. Acesso em: 31 mar. 2015.
Intensidade de Produção:
A fabricação dos produtos é feita de acordo com a demanda do mercado. (Just in time – na hora certa)
SOUZA, Michel Aires de. O modo de produção flexível e o novo perfil do trabalhador no século XXI. Filosofonet – Introdução à Filosofia. Disponível em: <https://filosofonet.wordpress.com/2013/09/05/o-modo-de-producao-flexivel-e-o-novo-perfil-do-trabalhador-no-seculo-xxi/>. Acesso em: 31 mar. 2015
Geração de lixo:
“As operações enxutas e a filosofia just-in-time (JIT) estão inseridas na ideia e ferramenta do Sistema Toyota de Produção, que significa produzir de modo que não haja desperdício de forma confiável e rápida, visando alta qualidade e baixo custo. O JIT significa produzir no tempo certo, ou seja, produzir apenas quando a demanda necessita.”
“O uso da filosofia do Sistema Toyota de Produção foi aderido por várias organizações, entre elas os restaurantes que trabalhavam com produção visando o mínimo de desperdício, consequentemente objetivaram o lucro máximo”
SILVA, Jéssica Ribeiro; ALBUQUERQUE, Julia Matos; PESSOA, Julianna Georgia G. da Nossa; MENEZES, Valeska Lisandra; NASCIMENTO, Hilton Freire do. Análise de uma produção tradicional versus produção enxuta em um restaurante self service. Faculdade Mauricio de Nassau-JP - Curso de administração. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/producao-academica/analise-de-uma-producao-tradicional-versus-producao-enxuta-em-um-restaurante-self-service/5566/> . Acesso em 31 mar. 2015
Exploração do trabalho:
Organizam-se os funcionários em grupos, cada um responsável por uma