volume refrigerante variavel
O VRV (Volume de refrigerante variável) traz economia de energia, maior conforto ao usuário e facilidade de operação e manutenção. Este sistema inteligente de ar condicionado tem uma unidade externa (Condensadora) que permite o controle individual de várias unidades internas (Evaporadoras).
Finalidade
O sistema de ar condicionado VRV foi desenvolvido como alternativa aos sistemas centrais tradicionais introduzindo vantagens nos processos de instalação, operação e manutenção. Suas características permitem a aplicação em apartamentos ou casas de alto padrão, escritórios, hotéis, escolas e prédios públicos em geral. Suas vantagens são maior flexibilidade de instalação e uso, menor consumo de energia e menor manutenção. O sistema já é entregue com recursos que permitem ao usuário o controle direto sobre seu funcionamento e automatização de sua operação.
Critérios de seleção
A grande característica do VRV é a variação da velocidade do compressor.
Esta tecnologia possibilita que o sistema central de controle aperfeiçoe a operação do sistema, adequando a produção de frio ou calor e sua distribuição para os diversos ambientes, o que reduz o consumo do sistema em cargas parciais.
A DAIKIN desenvolveu o primeiro VRV em 1982 no Japão. Deste então, este sistema revolucionou o mercado de condicionamento de ar e ainda hoje é o mais difundido no planeta.
Seus fluídos refrigerantes são ecológicos, sem a utilização de cloro, por isto o VRV não agride a camada de ozônio do planeta.
VRV-WIII usa a água para refrigeração e como sua fonte de calor.
A adoção de um trocador de calor da água e a otimização do circuito de controle do refrigerante resultaram em um equipamento leve e compacto.
É possível fazer sua instalação em edifícios com espaço limitado, ou onde não há espaço disponível para as unidades externas.
VRV-IIIS é o sistema de condicionamento de ar ideal para edifícios pequenos. É altamente econômico em espaço, caracterizado por unidades externas