José Lins do Rego
Trabalho de Literatura
José Lins do Rego
Nomes
Angélica
Denise
Fernanda
Jordana
Turma
302
Nova Petrópolis, 29 de setembro de 2014.
Introdução
Neste trabalho iremos contar sobre a vida do autor José Lins do Rego, desde seu nascimento até sua morte, do que se tratavam suas obras e também abordaremos uma das obras do autor resumidamente.
Desenvolvimento
Seu nome completo era José Lins do rego Cavalcanti, filho de João do Rego Cavalcanti e Amélia Lins Cavalcanti, que eram fazendeiros. Nasceu no dia 3 de julho de 1901 no Engenho Corredor em Pilar, na Paraíba. Com a morte precoce da mãe, José Lins foi criado por seu avô materno num engenho de açúcar. Aos oito anos ingressou no Internato Nossa Senhora do Carmo e lá permaneceu por três anos. No ano de 1912 estudou em João Pessoa, e nesse mesmo ano publicou seu primeiro artigo em jornal. Três anos depois se mudou para Recife e concluiu seus estudos secundários.
Aos 17 anos teve contato com obras de Raul Pompéia e Machado de Assis. Em 1919 entrou para a faculdade de Direito do Recife, e no ano seguinte passou a escrever uma coluna literária para o jornal “Diário do Estado da Paraíba”. Ele se formou em 1924, e foi nesse período que ampliou seus contatos com o mundo literário. Também nesse ano se casou com Filomena Masa Lins do Rego, com quem teve três filhas. Em 1925 Lins do Rego se mudou para a cidade de Manhuaçu, Minas Gerais, onde se tornou promotor público e logo no ano seguinte se mudou para Alagoas onde ocupou o cargo de fiscal de bancos até o ano de 1930.
Em 1932 José Lins do Rego publicou seu primeiro livro, “Meninos de Engenho”, que foi custeado com seus próprios recursos, e que tornou- se um grande sucesso. Teve contato com vários escritores como Graciliano Ramos e Rachel de Queiroz. No ano seguinte publicou seu segundo livro, “Doidinho”. Foi então que o editor José Olympio lhe propôs uma edição de dez mil exemplares