voltarie
Ele Foi um polêmico agitador e também sim-bolo iluminista de grande importância no desenvol-vimento da literatura moderna, importante na formação de jovens leito-res, alem de que seus pensamentos e suas idéias defendidas tiveram um grande impacto na sociedade, sempre do lado das pessoas. Ele era um grande filosofo de iluminismo.
Édipo (1718): Édipo, é uma obra de teatro de Voltaire, que foi realizada em 1718, um valor muito relativo literário, como ele simplesmente retoma o mito de Édipo , sem acrescentar nada para ser considerado verdadeiramente novo, e cujo maior valor está tentando recuperar os simples grego . Ela se concentra principalmente sobre o amor de Filoctetes para Jocasta. Esta tragédia foi recebida com grande sucesso e marca o início do sucesso do autor em sua carreira teatral, talvez o aspecto em que fica a menos hoje.
La Henriade (1728): O Henriade é um épico em dez canções de Voltaire. Voltaire escreveu o Henriade em honra do rei da França Henrique IV e de tolerância. A obra fala do cerco de Paris. O cerco foi iniciado por ele e concluída por ele sozinho.
Cartas filosóficas (1734):
Cartas Filosóficas em português é uma coleção de ensaios escri-tos por Voltaire baseado em suas experiências vividas na Inglaterra. Fala sobre os aspe-ctos culturais da nação inglesa, a sociedade e o governo são vistos de modo afável em comparação com o equivalente francês.
Algumas de suas prin-cipais obras foram:
- Édipo
- Mariamne
- La Henriade
- História de Charles,
- Brutus,
- Cartas filosóficas,
- Mondain,
- Epître sur Newton,
- Tratado de Matafísica,
- O infante pródigo,
-Elementos da Filosofia de Newton,
- Zulime,
- Zadig ou o destino,
- Nanine, ou le Péjugé vaincu,
- O século de Luis XIV,
- Micrômegas,
- Le Caffé ou l'Ecossaise,
- Tancredo,
- Histoire d'un bon bramin,
- Tratado sobre a tolerân-cia,
- Dicionário filosófico,
- O ingênuo,