Voltando ao primeiro amor
Tendo como base o livro de Apocalipse: 2.1-7 que diz: “Ao anjo da igreja em Éfeso escreva: “Estas são as palavras daquele que tem as sete estrelas em sua mão direita e anda entre os sete candelabros de ouro. Conheço as suas obras, o seu trabalho árduo e a sua perseverança. Sei que você não pode tolerar homens maus, que pôs à prova os que dizem ser apóstolos mas não são, e descobriu que eles eram impostores. Você tem perseverado e suportado sofrimentos por causa do meu nome, e não tem desfalecido.“Contra você, porém, tenho isto: você abandonou o seu primeiro amor. Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio. Se não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro do lugar dele. Mas há uma coisa a seu favor: você odeia as práticas dos nicolaítas, como eu também as odeio. “Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei o direito de comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus”.
A igreja de Éfeso, era uma igreja exemplar e até os dias atuais não deixa de ser. Esta igreja era muito perseguida por um povo pagão que adorava a deusa Diana, só que mesmo com todo sofrimento, com toda perseguição, tinham paciência e esperavam em Cristo e não se cansavam de trabalhar em prol da obra do Senhor.
E nesse ritmo, a obra do Senhor crescia e muitos eram libertos pelo poder da Palavra de Deus. O Evangelho chegou a Éfeso durante a segunda viagem missionária do Apóstolo Paulo, mas a igreja só daria frutos e ser considerada como um exemplo, a partir da terceira viagem do apóstolo e com isso, aconteceu nets local um grande avivamento, houve batismo com Espírito Santo, curas divinas e o principal: a salvação de almas (Atos: 1.19).
A parti daí, Éfeso era uma igreja singular, bem doutrinada e estava como Deus queria, afinal, tiveram o privilegio de ter como pastor, o maior teólogo do Cristianismo direcionado por Deus (Atos: 20.31), e além de Paulo, a igreja foi