Volkswagen do Brasil
Volkswagen do Brasil
ALEXANDRE PASQUALI
ALEXANDRE SANTOS
Curitiba, 26 de Maio de 2014
Introdução
A Volkswagen é uma empresa montadora de veículos que está presente em 21 países com um total de 61 fabricas, seu faturamento foi de 113,8 bilhões de euros, conta com 370 mil funcionários e uma participação de 11% do mercado global de montadoras, números obtidos no ano de 2008.
No Brasil seu faturamento foi de R$ 21,2 Bilhões (2007), vendas de 585 mil unidades, participação de 22% no mercado nacional, com um total de 22 mil empregados e uma produção anual: 717 mil unidades.
Atualmente a empresa passa por três desafios principais, atender a flexibilidade exigida pelo mercado, manter o volume e a qualidade dos produtos e melhorar o quesito sustentabilidade e proteção ao meio-ambiente.
Como objetivo deste trabalho temos por identificar os meios de transformação industrial e manufatura e demais assuntos estudados na disciplina de Sistemas de Produção que são utilizados pela empresa Volkswagen. Porém muitos dos que os Sistemas de Produção que serão abordados são específicos da indústria em questão e portanto não foram abordados na disciplina.
Desenvolvimento
A Volkswagen, como a maioria das montadoras de automóveis, possui um sistema misto, ou seja, puxado e empurrado ao mesmo tempo. Se formos observar o desenvolvimento de novos modelos de carros serão feitas pesquisas com o público para descobrir como suprir suas necessidades e consequentemente melhorar a aceitação deste produto, visto que o custo de criação de novo modelo é exacerbadamente alto. Por este ângulo poderemos considerar um sistema puxado. Entretanto, se olharmos sobre o ponto de vista do esforço de vendas nas concessionárias bem