Voleibol
Neste contexto contém aspectos do voleibol, desde sua criação até fatos atuais. O esporte nasceu em 1885, criado por Wiliam George Morgan. Este desporto só começou a ser praticado por mulheres no ano de 1952, e em 1964 passou a ser uma modalidade Olímpica.
O conceito das regras consiste em 12 jogadores por equipe, seis efetivos (sendo um líbero) e seis suplentes, portanto dois times em quadra. O campo deve ser uma área retangular, com uma rede no meio em uma altura variável.
Cada partida é dividida em sets que terminam quando uma das equipes conquistam 25 pontos, e deve haver também dois pontos com relação ao placar adversário, caso contrário a disputa prossegue até que a diferença seja atingida. O vencedor será aquele que conquistar primeiro os três sets.
O líbero é um atleta especializado na recepção e defesa no fundo da quadra, esta função foi introduzida em 1998 pela FIVB (Federação Internacional de Voleibol).
Para essa pratica ser aplicada de forma correta devem seguir tais regras explicadas e aprofundadas mais a frente como fundamentos, jogadas irregulares entre outras.
A Origem do Voleibol
O voleibol nasceu em 1885 da ideia de um professor de Educação Física americano, chamado William George Morgan e que na altura dava aulas na universidade YMCA de Holyoke, em Massachusetts.
Este professor achava que faltava um desporto de equipe praticado em ambiente fechado, que fosse possível de praticar no inverno, e que fosse competitivo sem que para isso tivesse de existir contato físico, como era o caso do basquete, futebol e outros.
A ideia derivou de elementos do Handebol e do tenis, mas pretendia não necessitar de acessórios para a sua prática. Assim, foi decidido fixar uma rede similar à do tenis a 1,85 metros do chão, que foi o que consideraram ser a altura ideal para ficar um pouco acima da cabeça de um homem de estatura média.
Logo de seguida houve que resolver o problema da bola a utilizar. Inicialmente foi