trabalho de Antropologia
DISCIPLINA DE ANTROPOLOGIA
SEMESTRE: 2013/2 – BLOCO 1
A CONTRIBUIÇÃO DA ANTROPOLOGIA NO CAMPO ESCOLAR
Andréia Luzia da Silva Jung1
Damara Rosane de Lima2
Marcelo Piske3
Sibele Mafra dos Santos4
A Antropologia é a ciência da humanidade que ocupa a produção de conhecimento científico sobre o ser humano em sua totalidade. Essa ciência divide-se em: Antropologia Cultural que tem por objetivo o estudo do homem e das sociedades humanas e sua vertente cultural e Antropologia Física ou Biológica estuda os mecanismos da evolução biológica e herança genética.
O campo de estudo da Antropologia Cultural abrange: a Arqueologia, a Etnografia, a Etnologia, a Linguística e o Folclore. No campo cultural, os recursos e técnicas de pesquisa utilizadas estão ligados à observação de campo, as quais podem ser complementadas com entrevistas e com a utilização de formulários para registro de dados. Segundo Cardoso, a etnografia constituída do olhar, do ouvir e do escrever são atos cognitivos sintonizados com o sistema de ideias e valores próprios ao campo disciplinar do profissional-pesquisador, assumindo que o papel do antropólogo é a observação participante e a relativização sendo que observação participante é parte da pesquisa de tipo etnográfico, abordagem metodológica priorizada pela Antropologia na medida em que o antropólogo-pesquisador olha e ouve, buscando interpretar, compreender a sociedade e a cultura do outro, “de dentro”, em sua interioridade. A vivência delas passa a cumprir uma função estratégica no processo de inserção profissional e na construção do conhecimento. O “estar aqui”, vendo, ouvindo, interagindo e escrevendo, tem como princípio o esforço deliberado da observação participante e do estranhamento.
O indivíduo é definido pela internalização de normas e de disposições comuns de uma sociedade ou de uma classe social. Saber quais são essas normas requer um olhar antropológico sobre a educação e sobre o educando. A