urinaliser
995 palavras
4 páginas
URINÁLISEEXAME DE URINA
EXAME DE URINA
Diagnóstico e tratamento de doença renal
Detecção de doenças metabólicas ou sistêmicas não relacionadas com o rim.
Fornece grande número de informações rápidas e econômicas Os testes urinários necessitam ser realizados cuidadosamente e controlados adequadamente.
A urinálise fornece importantes informações morfológicas a respeito dos rins e do trato urinário que não são prontamente obtidos de nenhum outro método.
O exame microscópico do sedimento de uma amostra de urina adequadamente colhida pode fornecer evidência de doença renal e também pode indicar o tipo de lesão presente ou o estado de atividade de uma lesão conhecida. FORMAÇÃO DA URINA
Rim: habilidade de selecionar e reter substâncias essenciais enquanto excreta produtos finais do metabolismo e substâncias em excesso do regime alimentar. Ele retém água, faz o balanço dos eletrólitos e contribui substancialmente para a homeostase ácido/base. Para efetuar esse balanço, a composição da urina irá variar com a entrada de água e sal, entrada de proteínas e estado metabólico. Um adulto normal, 25% do rendimento de cardíaco (+ 1 L de sangue) perfunde os 02 rins/min e um ultra-filtrado de plasma é liberado.
O filtrado tem um pH de 7,4 e uma osmolalidade (número de partículas osmóticamente ativas de soluto presentes em 1 kg de solvente) similar a do plasma.
Ocorrem modificações neste filtrado para excretar a urina nos túbulos e ductos coletores de cada néfron.
As concentrações finais dependerão do estado de hidratação. O vol. do filtrado glomerular de aprox. 180 l em 24 h (para um homem de 80 kg) foi reduzido por aproximadamente 1 l ou 2 l e a água e o potássio foram conservados → URINA
Passará dos ductos coletores para a pelve renal, ureteres, bexiga e uretra até ser eliminado.
Nos estados de doença, este fluido é alterado química e citologicamente. COLETA DE URINA