Voleibol Adaptado
Adaptado
O que é?
O Vôlei adaptado é o vôlei reformulado, para que pessoas com necessidades especiais pudessem jogar. Criado para que seus participantes pudessem ter Igualdade,
Inclusão e Excelência
Desportiva.
Como se joga ?
Todos sentados no chão, a mais ou menos 1,15m de altura.
Esta é a versão paraolímpica do Vôlei. São seis jogadores em cada time, podem competir amputado, paralisados cerebrais, lesionados na coluna vertebral e pessoas com outras deficiências locomotoras. As regras são bem semelhantes ao esporte convencional, é permitido o contado das pernas dos jogadores de um time com os do outro, porem não podem atrapalhar o jogo do adversário. Em nenhum momento o jogador pode tirar as pernas do chão. No voleibol paraolímpico o saque pode ser bloqueado.
Relevância na
Sociedade
Ganhos em confiança e na autoestima são só alguns dos benefícios promovidos pelo esporte, sem levar em conta a percepção que a sociedade passa a ter das pessoas com deficiência, acreditando nas suas inúmeras potencialidades, tornando-as mais otimistas e seguras para alcançarem seus objetivos.
A Importância para seus praticantes:
Promove a socialização dos praticantes – alteração psicossociais.
Aumenta o nível de concentração - ação cognitiva.
Melhora na coordenação motora – capacidades físicas.
Volume respiratório, resistência cardio - pulmonar, frequência cardíaca máxima – melhora fisiológica. Os efeitos psicológicos sociais causados nos deficientes são devastadores, até mesmo pior que sua própria deficiência. Então, a possibilidade de fazer esportes como as pessoas ditas “normais”, é fundamental para a socialização e saúde do deficiente.
Integrantes
Jakeline Ferreira
João Vitor da Cruz
Karen de Castro
Lucas
Mirlane Ribeiro