Volei
Licenciatura em Educação Física
KELSON ARRUDA RUFINO
REGRAS BÁSICAS DO VOLEIBOL
Tupã-SP
2013
1 regras básicas do voleibol
Para se jogar voleibol são necessários 12 jogadores divididos igualmente em duas equipes de seis jogadores cada. As equipes são divididas por uma rede que fica no meio da quadra. O jogo começa com um dos times que devem sacar. Logo depois do saque a bola deve ultrapassar a rede e seguir ao campo do adversário onde os jogadores tentam evitar que a bola entre no seu campo usando qualquer parte do corpo (antes não era válido usar membros da cintura para baixo, mas as regras foram mudadas). O jogador pode rebater a bola para que ela passe para o campo adversário sendo permitidos dar três toques na bola antes que ela passe, sempre alternando os jogadores que dão os toques. Caso a bola caia é ponto do time adversário. O jogador pode encostar-se à rede, porém não pode interferi na passagem da bola no campo adversário ou no próprio campo. O mesmo jogador não pode dar dois ou mais toques seguidos na bola.
2 a quadra
É retângula, com a dimensão de 18 x 9 metros, com uma rede no meio colocada a uma altura variável, conforme o sexo e a categoria dos jogadores (exemplo dos seniores e juniores: masculino -2,43m; femininos 2,24m). Há uma linha de 3 metros em direção do campo para a rede, dos dois lados e uma distância de 6 metros até o fim da quadra. Fazendo uma quadra de extensão de 18 metros de ponta a ponta e 9 metros de lado a lado.
3 COMISSÃO TECNICA
• Comissão Técnica: um técnico, um Maximo de dois assistentes técnicos;
• Comissão Médica: um fisioterapeuta da equipe e um médico. Somente estes registrados na súmula podem entrar normalmente na área de controle/competição e participar do aquecimento oficial da partida;
• Para Competições Oficiais, Mundiais e FIVB o médico e o