Volei
O Voleibol, cujo nome original é minonnete, foi criado em 1895 na cidade de Holpoke em Massachusets, pelo americano William C. Morgan, diretor de educação física da Associação Cristã de Moços (ACM). Na época o basquetebol era o esporte em moda e cansativo para os homens de idade. A partir disso Morgan idealizou um jogo menos fatigante para os associados mais velhos da ACM. Colocou uma rede semelhante à de tênis, sobre a qual uma câmara de bola de basquetebol era batida surgindo assim o voleibol.
Regras Básicas:
O voleibol é um jogo em que os jogadores usam as mãos para tocar a bola. Porém, não é permitido segurá-la ou carregá-la. Controlada apenas por toques das mãos, a bola deve ser lançada para o campo adversário, e vice-versa, por cima da rede que divide os dois campos, até que a bola toque o chão.
- O jogo inicia com a bola sendo lançada para o campo do adversário por um jogador que se coloca atrás da linha de fundo de seu campo. Este lançamento é chamado Saque. No saque a bola deve ser golpeada.
- O objetivo do jogo é fazer com que a bola caia na quadra adversária. Quando a equipe não consegue devolver a bola dentro da área de jogo, ou quando, utilizando no máximo 3 toques, não consegue devolver a bola para a quadra adversária, um ponto é marcado.
- Quando a equipe que saca erra, seu adversário adquire o direito de sacar, realizando antes um rodízio de posições dos jogadores. Esta característica torna o Voleibol bastante dinâmico, onde todos devem atuar em todas as posições.
- Para melhor atingir os objetivos do jogo, é necessário que os atletas de uma equipe passem a bola entre si, não sendo permitido a nenhum jogador dar 2 toques seguidos na bola, utilizando até 3 toques de jogadores alternados, de modo que a bola seja lançada para o campo adversário. A execução correta das técnicas básicas do Voleibol garante que estes toquem sejam feitos de acordo com o regulamento do jogo.
- Uma partida é disputada com