volei
Em Fukushima fica a cidade de Okuma, na qual estava em funcionamento (até 2011) a Central Nuclear de Fukushima, uma das 15 maiores usinas nucleares do mundo.
Foi inaugurada em 26 de março de 1971.
Terremoto
Em 11 de março de 2011, um terremoto atingiu o Japão e por consequência disso, gerou uma série de tsunamis, no qual uma acertou a Central Nuclear de Fukushima,
deixando inoperantes, pararam de funcionar, equipamentos essenciais para a segurança dos reatores.
A usina era formada por seis reatores, no qual os de número 4, 5 e 6 haviam sido fechados para manutenção antes do terremoto. Após o terremoto os reatores restantes foram fechados e geradores de emergência foram ligados para manter as bombas de água resfriando os reatores.
A central contava com um dique que era projetado para suportar um maremoto de 5,7 metros, mas logo após o terremoto foi antingida por uma onda de 14 metros.
A planta inteira ficou inundada inclusive os geradores de emergência que foram desativados. Os reatores começaram a superaquecer e os danos do terremoto impediam a chegada de assistencia.
É apontado que os núcleos 1, 2 e 3 se fundiram parcialmente, uma explosão danificou o confinamneto dentro do reator 2, explosões de Hidrogênio destruíram o revestimento superior dos edifícios de alojamento dos reatores 1, 3 e 4.
27 de março trabalhadores da central foram internados por precaução, o governo de Tóquio recomendou que não fosse utilizada a água de torneira para lavar alimentos e uma contaminação de plutónio foi detectada em dois locais da central nuclear.