Volei de Praia
Trabalho apresentado a disciplina de Educação Fisica pelo colégio
TecPuc –PR
Professora: Edina
CURITIBA
2013
SUMÁRIO
1. introdução
1. Introdução
2. Volei de Praia
A origem do voleibol de praia é bastante difusa. Aponta-se para jogos que eram feitos na praia de Santa Mônica – praia nos EUA -, na década de 20, como prática de lazer entre os moradores locais. Sua chegada ao continente europeu teria se dado em meados da década de 30. No Brasil, há relatos de partidas em praias do Rio de Janeiro na década de 1950. A primeira tentativa de torneio amador se deu nos Estados Unidos, na década de 1940. Já os torneios profissionais surgiram com força em 1970, no mesmo local.
A estrutura para a prática do vôlei de praia inclui uma quadra de areia com dimensões de dezesseis metros de comprimento por oito metros de largura. A bola utilizada deve ter massa entre 260 e 280 gramas, com circunferência entre 66 e 68 centímetros e ter cores brilhantes (rosa, amarelo, branco ou laranja). A rede que divide a quadra é presa a dois postes laterais, com altura de 2,55 metros, fixados a uma distância de 0,7 a 1 metro de distância da quadra. As dimensões da rede são de 8,5 metros de comprimento por 1 metro de largura.
Em competições oficiais, regulamentadas pela Federação Internacional de Voleibol, são permitidas apenas equipes formadas por dois jogadores, que devem estar previamente inscritos na súmula. Uma curiosidade é que em torneios internacionais não se permite a permanência do treinador próximo à quadra.
Os uniformes para as competições são calção de banho, para homens, e sunquíni, para mulheres. O uso de camisa é opcional, a não ser que haja alguma regra específica da competição. Os números de identificação dos jogadores devem ser obrigatoriamente 1 e 2.
2.1. Volei de praia no Braisl
Em 1986, na praia de Copacabana (RJ) e em Santos (SP), foram reunidos os grandes nomes do voleibol mundial da época. As